Voltar para o blog

Green, Clean, Climate… parecidos, mas diferentes. E por que escolhemos Green.

3 min. leitura
18/03/2024
Barn Investimentos

No encontro entre a sustentabilidade ambiental e os avanços tecnológicos, termos como Greentech (Tecnologia Verde), Cleantech (Tecnologia Limpa) e Climatech (Tecnologia climática) são frequentemente utilizados. Embora possam parecer intercambiáveis, existem distinções sutis entre essas teses que valem a pena explorar.

Entender essas diferenças pode esclarecer os objetivos e as aplicações específicas de cada uma e como captar recursos ou investir de acordo com o objetivo e tese em que você está focado. Nos parágrafos abaixo, descrevemos brevemente as principais e sutis diferenças entre eles.

 

O que é Greentech?: Promovendo a sustentabilidade ambiental

Greentech (tecnologia verde) é um termo amplo que engloba as inovações voltadas para a redução do impacto ambiental e promoção da sustentabilidade, ao (1) aumentar a eficiência do uso dos recursos naturais, (2) melhorar os índices de produtividade de alimentos para garantir a segurança alimentar e (3) reduzir o volume de lixo e resíduos, o que frequentemente gera redução de custos e vantagens econômicas. Os setores contemplados pelo conceito de greentech são energia limpa e eficiente, agricultura e uso da terra, economia circular e gestão de resíduos e logística, transporte e mobilidade. 

 

O que é Cleantech?: Minimizando a poluição e incentivando a energia limpa

Cleantech é um subconjunto do guarda-chuva de Greentech que foca na redução da poluição e na utilização de fontes de energia limpa. São as tecnologias que ativamente buscam minimizar ou eliminar as emissões nocivas e poluentes. As soluções de Cleantech giram em torno da substituição de métodos poluentes por alternativas mais limpas. Isso inclui sistemas de energia renovável como solar, eólica e hidrelétrica, bem como tecnologias para armazenamento de energia, veículos elétricos, purificação de água e controle da poluição do ar. O foco está em reduzir a pegada de carbono, melhorar a qualidade do ar e da água e abraçar soluções sustentáveis. 

 

O que é Climatech?: Combatendo as mudanças climáticas e construindo resiliência

Climatech, também conhecida como Climate Change Technology (Tecnologias para mudança climática), é um foco dentro do guarda-chuva de Greentech que endereça os desafios impostos pela crise climática, o que envolve o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e soluções para mitigar as causas e reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Climatech engloba desde tecnologias que (1) capturam e armazenam carbono, (2) ferramentas de modelagem e previsão climática, (3) sistemas de transporte sustentável (um dos setores mais críticos para a mitigação climática), (4) tecnologias de smart grid e infra estruturas resilientes ao clima. Seu objetivo principal é reduzir as emissões de gases de efeito estufa, adaptar-se às novas condições climáticas e construir resiliência diante de um clima em transformação.

 

São teses que estão interconectadas

Como Greentech, Cleantech e Climatech se conectam?

Em resumo, embora as Green, Clean e Climatech estejam interconectadas, elas têm focos distintos dentro de uma tese mais ampla de sustentabilidade ambiental e da eficiência dos recursos naturais, sendo Greentech a mais ampla entre as três.

O que vai definir a melhor escolha de nomenclatura entre elas será o problema que o mandato do investidor ou corporação busca resolver, as oportunidades que o gestor do fundo identifica como mais relevantes e as necessidades de retornos de curto a longo prazo que miram. Mas é inegável que independente do foco da tese, elas representam a soma das tecnologias que ajudarão a humanidade a transicionar para um modelo econômico mais sustentável. 

 

Por que a Barn escolheu investir em Greentech?

Estamos convencidos de que Greentech é a definição mais aplicável para a nossa metodologia de investimento, pois visa avanços tecnológicos e melhorias que podem ser aplicados no futuro muito próximo. Acreditamos que essa abordagem em relação aos investimentos relacionados ao meio ambiente, por meio de uma tese mais ampla de tecnologia verde, é a melhor estratégia para criar valor, reduzir riscos, promover eficiência e aumentar os retornos dos investidores.

A eficiência é um princípio chave em Greentech. Ao fazer melhor uso dos recursos naturais, ela não beneficia apenas o meio ambiente, mas também frequentemente leva a economias de custos e vantagens econômicas. Portanto, o uso eficiente dos recursos naturais é um objetivo central de Greentech, e portanto, da tese de investimentos da Barn, alinhando-se com o objetivo mais amplo de promover a sustentabilidade ambiental.

Nos últimos 11 anos, a Barn construiu um portfólio resiliente nesta tese, investindo em agricultura, segurança alimentar, transporte, economia circular e energia limpa e eficiente, entregando consistentemente retornos financeiros junto com impactos sociais e ambientais positivos. Conheça mais sobre a gestora nesse link. 

Compartilhe esse post:

Utilização de cookies

Fechar
Fechar