Voltar para o blog

Barn Investimentos: tudo sobre a gestora de venture capital líder em investimentos Greentech na América Latina

4 min. leitura
27/02/2024
Barn Investimentos

Conheça a Barn Investimentos 

A Barn Investimentos é a gestora de venture capital líder na tese Greentech na América Latina, investindo nas 4 verticais de greentech: Agro e Uso da Terra, Logística e Mobilidade, Economia Circular e Gestão de Resíduos, Energia Limpa e Eficiente. Ao todo a gestora soma 16 empresas em seu portfólio de investimentos, já tendo gerado 3 exits de sucesso além de uma negociação de M&A. Nascida em 2012, é um dos poucos fundos de venture capital brasileiro a ter concluído um ciclo total de investimento e distribuído retornos financeiros positivos para os seus investidores. 

A Barn possui um histórico comprovado no financiamento de inovações na América Latina para ajudar o mundo a transitar para uma economia mais verde e eficiente. Foi reconhecida pelo EMPEA Awards de 2019 onde venceu o prêmio de Excelência Operacional e Sustentabilidade e pelo Environmental Finance como o Melhor Fundo Ambiental de 2022 na América Latina. Devido à emergência climática e às oportunidades futuras, a gestora está agora captando US$ 150 milhões para o seu terceiro fundo. Seu diferencial está em seu histórico e experiência para identificar, apoiar e escalar inovações verdes na América Latina que apoiam a transição e adaptação climática necessárias para proporcionar estabilidade na economia global e nas cadeias de suprimentos de recursos naturais.

O seu fundador, Flavio Zaclis, tem mais de 20 anos de experiência em private equity e venture capital na América Latina. É formado em Administração de Empresas pela Goizueta Business School da Emory University e divide há 10 anos a sociedade da Barn com o Thiago Mendes, também especialista em investimentos. 

O que é Greentech e qual a relação com a economia verde 

Definindo Greentech

Greentech (tecnologia verde) é um termo amplo que engloba todas as tecnologias voltadas para a redução do impacto ambiental e promoção da sustentabilidade, ao aumentar a eficiência do uso dos recursos naturais e reduzir o volume de lixo e resíduos, o que frequentemente gera redução de custos e vantagens econômicas. Os setores contemplados pelo conceito de greentech vão desde as fontes de energia renováveis (como a solar e eólica), práticas de agricultura sustentável, soluções para a gestão de resíduos, logística e mobilidade mais eficiente, entre outros. O objetivo principal dessas tecnologias verdes é facilitar a transição para uma economia mais verde, mitigando os efeitos negativos das atividades humanas no ambiente e promovendo um caminho rápido e inovador para chegar lá.

A Barn está convencida que o foco nos investimentos por meio de uma tese em tecnologia verde é a melhor estratégia para criar valor, reduzir riscos, promover eficiência e aumentar os retornos para os investidores, enquanto mira em impactos sociais e ambientais positivos. A eficiência é um princípio chave em Greentech, ao fazer um uso melhor dos recursos naturais, isso não apenas beneficiará o meio ambiente, mas também levará a economias de custos e vantagens econômicas. Portanto, o uso eficiente dos recursos naturais é um objetivo central da tese Greentech, alinhando-se com o objetivo mais amplo de promover a sustentabilidade ambiental.

Importância de Greentech para a Economia Verde 

Até 2050, espera-se que a população global cresça 25%, alcançando aproximadamente 10 bilhões de pessoas, o que levará a um aumento acentuado na demanda por alimentos (70% a mais), energia (60% a mais) e água (55% a mais), bem como a um significativo aumento nas emissões de GEEs.

Há uma necessidade urgente de encontrar maneiras mais eficientes e produtivas de atender à crescente demanda da população do planeta, ao mesmo tempo em que se diminuem os impactos ambientais da produção. Cumprir com o aumento máximo de temperatura de 1,5 graus Celsius, alcançando emissões líquidas zero em 2050, em linha com as Metas Baseadas na Ciência, exigirá a reavaliação da alimentação, agricultura, uso da terra, varejo, consumo, transporte, como construímos, nossos processos industriais e quais materiais utilizamos.

É nesse contexto que surge o conceito e estratégias de Economia Verde. Trata-se de um modelo econômico que mira o bem-estar social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez de recursos naturais. As três principais características, ou três pilares da economia verde são: baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social. Por isso, investir em Greentechs é parte da solução para conseguirmos transitar para uma economia mais verde. 

No Brasil e na América Latina esse debate é ainda mais importante, a região concentra a maior quantidade de recursos naturais do planeta, ficando em destaque para enfrentar esse desafio do nosso presente e futuro, desempenhando um papel chave e protagonista tanto na segurança alimentar quanto na descarbonização do mundo. Não há dúvida de que estamos enfrentando um enorme desafio, mas a boa notícia é que ao longo da história, os avanços tecnológicos permitiram à humanidade superar essas lacunas. Aumentos maiores na produção agrícola foram registrados em prazos comparáveis ou até mais curtos... Por exemplo, entre 1961 e 2011, a produção agrícola global mais do que triplicou. Estamos confiantes de que avanços em investimentos em greentech permitirão a expansão da produção enquanto reduzem as emissões, ajudando a garantir o bem-estar para todos.

A tese Greentech de investimentos da Barn 

A Barn tem como característica o estudo, o aprofundamento, a disciplina e o olhar crítico para investimentos. Por isso, em um mercado altamente aquecido, a gestora sentiu a necessidade de se aprofundar e ser cada vez mais conhecedora da indústria onde atua, toma riscos e investe. Tomando a decisão estratégica de focar em uma tese temática, uma que terá muito destaque e relevância nas próximas décadas, a tese de Greentechs, que embarcam soluções nas verticais de Logística e Mobilidade, Energia Limpa e Eficiente, Segurança Alimentar, Agtech e Uso da Terra e Economia Circular e Gestão de Resíduos. 

Ser temático permite que a gestora adquira cada vez mais profundidade nas verticais que investe, dando certas forças que contribuem para a construção de um bom portfólio:

1. O ganho de conhecimento real sobre as tendências em cada um dos setores do tema e previsão das principais oportunidades;

2. Capacidade de avaliar riscos, (i) precificar a empresa, (ii) negociar os termos adequados e (iii) construir um portfólio equilibrado;

3. Atrair as melhores empresas das verticais de greentech e os parceiros certos para futuras estratégias de saída.  

Os frutos dessas decisões estratégicas já estão sendo colhidos. Atualmente, a gestora tem 12 empresas ativas no portfólio, todas na tese de Greentech, e com uma maior concentração de 65% em agtechs, na vertical de agro e uso da terra. O portfólio já conta com a maioria das empresas capazes não apenas de se manter estáveis, mas prosperando apesar do cenário desafiador de venture capital no Brasil e América Latina. Das empresas do portfólio atual, sete receberam rodadas de investimento subsequentes, algumas delas com avaliações significativamente mais altas; uma foi vendida; só uma passou por uma rodada de desvalorização; e uma ainda não captou novos recursos.  

Nos últimos 10 anos, a Barn construiu um portfólio resiliente no meio Greentech, investindo em agricultura, segurança alimentar, transporte, economia circular e energia limpa, entregando consistentemente retornos financeiros juntamente com impactos sociais e ambientais positivos. Te convidamos a conversar com o nosso time de investimentos e entender melhor como você pode participar desse movimento de Greentech. 

Compartilhe esse post:

Utilização de cookies

Fechar
Fechar